quinta-feira, 7 de abril de 2011

Projeto :Meio Ambiente

GOVERNO DO ESTADO DO MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL 31 DE MARÇO






Meio Ambiente: Proteger é sua tarefa






Diretora: Janete Sulzbacher Ortolan
Coordenadora Pedagógica: Luciana de Andrade Gonçalves
Coordenadoras do Projeto: Jaciani Gonzatto Gromann
Margarete Glienke
Franciéli Salesse
Raquel






Canarana



2011

ESCOLA ESTADUAL 31 DE MARÇO












PROJETO DE PESQUISA
Tema: Qualidade de vida
Sub-tema: Meio ambiente
Título: Meio ambiente: Proteger é sua tarefa
Objetivo da pesquisa: Valorizar o meio onde vivemos.










Canarana
2011



SUMÁRIO


1 JUSTIFICATIVA..........................................................................4
2 OBJETIVOS..................................................................................4
2.1 Objetivo Geral..................................................................4
2.2 Objetivos Específicos.......................................................5
3 METODOLOGIA..........................................................................5
4 METAS...........................................................................................6
5 DELIMITAÇÃO DA AREA DE PESQUISA ............................7
6 CRONOGRAMA..........................................................................7
7 RELAÇÃO DE MATERIAS ......................................................8
8 FORMAS DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO.........8
9 ORÇAMENTO..............................................................................8
10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................9
















1 JUSTIFICATIVA


A educação tem papel fundamental na transformação, preparação e formação de cidadãos para sua inserção na sociedade, desta maneira iremos realizar o projeto Meio Ambiente: Proteger é sua tarefa para que o educando perceba que ele é responsável pelo meio onde ele vive.
Uma das maneiras de auxiliar os alunos a enfrentarem as dificuldades de suas vidas, é proporcionar experiências que incentivam habilidades e atitudes essenciais para
o seu desenvolvimento. Este projeto foi elaborado visando os maiores interesses das turmas....,
O meio ambiente nos proporciona diariamente espetáculos muitas vezes despercebidos por serem corriqueiros. Foram exatamente estes “fatos corriqueiros” que tomaram proporções maiores, quando questionados, estudados e analisados mais atentamente, tornando-se necessário então um estudo mais aprofundado sobre o tema.



2 OBJETIVOS


2. 1 Objetivo Geral

Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito a sua preservação.




2.2 Objetivos Específicos

Desenvolver progressivamente maneira de conservar o ambiente.
Criar situações específicas, onde o educando possa escolher, decidir e planejar ações de cooperativismo.
Encorajar os alunos a encontrarem soluções quando surgirem conflitos para melhorar o ambiente onde vivem.
Propor atividades e brincadeiras que suscitem a interação e a cooperação entre os mesmos
Elaborar atividades onde se façam necessários o uso da observação, da comparação e da formulação de hipóteses;

3 METODOLOGIA

Palestra sobre: Maneiras de economizar a água e Tratamento da água. Companhia Ambiental de Canarana
Visita a Companhia Ambiental de água de Canarana.
Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas;
Passeio ao redor da escola, observando a ação da chuva e da seca;
Palestra sobre a conservação dos rios de MT. (ISA)
Teatro de fantoches: Protegendo a água

Experimentos

Terrário

Horta - Aula prática
Vídeos que abordam o tema.
Pesquisa de gravuras que ilustrem as diferenças entre o meio ambiente preservado e o não preservado;
Redigir redações, poesias, acrósticos.

Confeccionar cartazes e painéis.

Pesquisas no laboratório de informática.

Plantio de mudas.

Agrofloresta manutenção

Canteiro de flores.

Parodia meio ambiente

Coleta de matérias para a reciclagem

Confecção de latas de lixo

Maquetes


4 METAS

Alertar sobre as reais conseqüências da não preservação do nosso planeta.



5 DELIMITAÇÃO DA AREA DE PESQUISA

Escola 31 de Março
Alunos: Ensino Fundamental



6 CRONOGRANA

Cronograma de atividade:


Atividades Março Abril Maio Junho Julho Agos Set Out Nov Dez
Palestra: água x
Visita a Companhia Ambiental x
Passeio x
Palestra: ISA x
Teatro x
Experimentos x x x x
Terrário x
Horta x x x x x x x x x x
Plantio de mudas x
Agrofloresta manutenção x x x x x x x x x
Canteiro de flores x x x x
Parodia meio ambiente x x x
Confecção de latas de lixo x x x
Confecção de maquetes x x
Feira do conhecimento x


7 RELAÇÃO DE MATERIAS

Folhas de oficio, cartolinas, papel pardo, caixa de sapato, canetinhas, canetas, lápis de cor, fantoches, terrário, mudas de árvores e flores, sementes, tintas, pincéis, isopor


8 FORMAS DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

Constante durante todo o período de realização do projeto.


9 ORÇAMENTO

Folhas de oficio R$ 50,00
Cartolinas R$ 20,00
Papel pardo R$ 30,00
Canetinhas R$ 25,00
Canetas R$ 25,00
Lápis de cor R$ 25,00
Fantoches R$ 100,00
Terrário R$ 50,00
Sementes R$ 50,00
Tintas R$ 80,00
Pincéis R$ 30,00
Isopor R$ 20,00


10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALVARENGA, PEDERSOLI, GOMES; Jenner Procópio, Jose Luiz, Wellington Caldeira. Ciências Naturais no dia-a-dia. ed .Curitiba: Positivo, 2004.

Nenhum comentário: