terça-feira, 15 de maio de 2012
Inclusão Social
A Escola Estadual “31 de Março” está desenvolvendo um trabalho sobre
Inclusão Escolar envolvendo Direção, Coordenação e Professores
juntamente com todos os alunos. Na realização deste trabalho, a escola
conta como parceiros a Igreja El Shaddai, Igreja Assembléia de Deus e
APAE. Nos dias 11 e 17/04 algumas turmas da instituição visitaram a
APAE. Depois de conhecer a mesma com seu alunado, tiveram uma mini
palestra com a Diretora Peninha sobre o direito da pessoa com
deficiência e sua superação diante de suas dificuldades. No dia 19 de
abril na Escola “31 de Março” de manhã e tarde, foram realizadas várias
atividades com a participação de todos. Neste mesmo dia as duas Igrejas
parceiras, se uniram para fazer uma mostra sobre a importância da
Inclusão Escolar com várias apresentações: teatro mudo apresentado pela
Igreja El Shaddai; apresentações musicais com alunos da própria escola
representando a Igreja Assembléia de Deus e um pai que palestrou sobre
Inclusão.
Este tema foi escolhido na sala do Educador pelos profissionais da
educação da Escola “31 de Março”, pois observaram a necessidade de
trabalhar essa temática, visto que, as escolas de ensino regular estão
cada dia mais recebendo e atendendo alunos com Necessidades Educativas
Especiais. Diante das dificuldades encontradas neste atendimento, esse
trabalho vem nortear as ações que envolvem a prática pedagógica,
interagir uns com os outros, assim facilitando o desenvolvimento e
aprendizagem desses alunos.
Dessa forma, a escola estará mais preparada para receber esses
educandos, onde terão maior possibilidade de adaptação à mesma. É
preciso fazer um currículo onde o discente com Necessidades Educativas
Especiais possam participar efetivamente dentro da transversalidade,
oferecendo a eles a mesma igualdade de oportunidades. Com isso terá seus
direitos respeitados, os quais são assegurados por lei.
Segundo a Declaração de Salamanca, “cada criança tem
características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem
que lhe são próprios; os sistemas educativos devem ser projetados e os
programas aplicados de modo que tenha em vista toda a gama dessas
diferentes características e necessidades”.
Ainda, de acordo com a declaração “as escolas comuns, com essa
orientação integradora, representam o meio mais eficaz de combater
atitudes discriminatórias, de criar comunidades acolhedoras, construir
uma sociedade integradora e dar educação para todos; além disso,
proporcionam uma educação efetiva à maioria das crianças e melhora a
eficiência e, certamente, a relação custo-benefício de todo o sistema
educativo”.
Portanto, a escola vem realizando e valorizando a diversidade como
elemento enriquecedor do desenvolvimento pessoal e social, promovendo o
desenvolvimento de currículos amplos, flexíveis e abertos que
possibilitem a aprendizagem e participação de todos; respeitando as
diferentes formas de aprender e atendendo as necessidades educacionais
de todos os alunos; garantindo a acessibilidade física e as
comunicações; desenvolvendo um trabalho cooperativo entre os diversos
segmentos que compõem a comunidade escolar.
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